
A UNIR, ao longo de sua história tem sido um importante espaço de formação, debate e reflexão sobre a educação, especialmente por meio da realização de eventos científicos e culturais, possibilitando a produção e socialização de conhecimentos, principalmente sobre as temáticas locais e regionais sem, no entanto, desvinculá-las dos condicionantes mais amplos da política educativa nacional. A estrutura de uma Universidade multicampi, como é o caso da UNIR, ao mesmo tempo em que permite a inserção do ensino superior nos diferentes pontos do Estado, exige a elaboração de propostas integradas de atuação, com vistas a fortalecer processos de ensino, pesquisa e extensão, capazes de fazer frente aos inúmeros desafios da realidade educacional.
Neste sentido, a Semana de Pedagogia constitui-se como encontro, realizado anualmente na Universidade Fedederal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, de estudantes de pedagogia, pedagogos, professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, gestores da educação básica e pesquisadores, aberto à comunidade interessada, tendo como objetivos possibilitar espaços de discussões e debates frente a atuação do pedagogo na sociedade, bem como fortalecer a identidade do profissional em meio às mudanças nos contextos político, econômico, social e educativo. Trata-se, também, de uma atividade que busca uma articulação interdisciplinar com o curso de pedagogia no sentido de fomentar o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, favorecendo a melhoria na formação/atuação do pedagogo.
Desde a primeira edição a Semana de Pedagogia, da UNIR, Campus de Rolim de Moura foi organizada pelo Centro Acadêmico de Pedagogia Valquíria Afonso da Costa, egressos e pelo Departamento de Educação. Nesse primeiro evento discutiu-se o tema “Educação Brasileira na atualidade: Políticas Educacionais e seus aportes teóricos e práticos”. O encontro teve como finalidade analisar as principais políticas educacionais e seus fundamentos teóricos identificando seus resultados nas práticas pedagógicas e na organização da sociedade brasileira. Contamos nesse evento com a participação de 150 pessoas, entre estudantes e docentes egressos da universidade pública e faculdades privadas. Foram organizadas palestras, mesas redondas e oficinais para tratar da temática em questão.
Em sua segunda edição a Semana de Pedagogia com a temática “Docência: Enlaces entre Teoria e Prática” os organizadores da Semana de Pedagogia, entro Acadêmico de Pedagogia Valquíria Afonso da Costa, egressos e pelo Departamento de Educação, promoveram a reflexão sobre os caminhos que envolvem a docência, as vivências, as experiências e o entrelaçamento entre o que se aprende na academia e o que se aplica na prática. Foram organizadas palestras, mesas redondas, oficinas e relatos de experiências. Neste ano contatamos com a participação dos estudantes de Pedagogia (universidade pública e faculdade privada), do curso de História (universidade pública), professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública e docentes pesquisadores da universidade, totalizando umas 180 pessoas.
A realização da III edição da Semana de Pedagogia é uma iniciativa estabelecida pela parceria entre o Centro Acadêmico de Pedagogia “Walquíria Afonso da Costa” e o Departamento de Educação que procuraram articular sob uma temática comum, as diferentes produções e preocupações dos acadêmicos, dos educadores e dos pesquisadores do referido Campus, criando espaço para o fortalecimento de ações sociais, científicas e políticas capazes de gerar não só novos conhecimentos a partir do intercâmbio com educadores de outros pontos do país, mas também estimular novas propostas de intervenção em favor das populações historicamente excluídas das políticas públicas de educação escolar. A relação entre Universidade, áreas de atuação e a comunidade torna-se indispensável para todos, tanto no espaço universitário, quanto fora dele. A proximidade desses atores pode contribuir significativamente para a compreensão e transformação da realidade, seja para os profissionais que atuam nesses campos, seja para as instituições públicas ou ainda para os demais sujeitos sociais.




